E agora? quebrei o nariz

Eu sempre escutei meus colegas mais graduados comentando sobre as lesões que tiveram nos treinos, eu nunca quebrei nada do meu corpo durante minha infância e olha que eu era bem “muleca” sempre com os cotovelos abertos por ter caído.

O jiu jitsu é um esporte de contato e com certeza corremos o risco de acontecer algum acidente e eis que chegou meu dia, num exercício de aquecimento sem querer meu colega de treino me deu uma cabeçada no nariz e dai você já viu né, sim quebrei o nariz, claro que na hora me deu um frio na barriga mas meus colegas me tranquilizaram me levaram direto para o pronto socorro e lá tive o atendimento correto, sofri somente uma fissura, o médico colocou no lugar o nariz, fiquei alguns dias de molho mas me recuperei rapidamente e voltei a treinar. Minha mãe que não é acostumada a me ver quebrada me questionou sobre eu estar lutando e correndo o risco de me lesionar, claro é um risco mas isso poderia ter acontecido sem ser na luta, uma amiga minha quebrou o pé caindo num buraco numa rua do centro de Porto Alegre, um cliente do meu ultimo tatuador não percebeu a porta de vidro e quebrou seu nariz na porta (sim inacreditável).

Tenho a saúde  ótima todos meus médicos sempre dizem continue a treinar, no jiu aprendemos a nos defender e como evitar ao máximo uma lesão, cuidando as alavancas, a dobra do joelho correta, o levantamento correto da guarda, os rolamentos para quando cair saber preservar a cervical.

O Jiu Jitsu me traz tantos benefícios que um nariz quebrado passa a ser um cisco no olho tão pequeno q não irá fazer eu parar.Lá tenho amigos que me divertem, mantenho a forma e aumento minha resistência sem contar do mais importante: me desafio e me venço a cada dia.

Pensando nos tipos de lesões pesquisei e achei essa imagem que mostra a porcentagem de possível lesões, assim você pode cuidar e prestar mais atenção nessas partes durante o rola e exercícios. Adiciona o nariz aiiii

 

lesoes

 

 

 

Deixe um comentário

